Gramática
A ortografia é importante para padronizar a escrita, isto é, temos o regionalismo, cultura e outros fatores que influenciam a língua. Imagina se todos escrevessem do mesmo jeito que se fala chegaria um tempo que ninguém mais se entenderia ,também serve nesse caso para ironizar o novo acordo ortográfico as regras a serem seguidas. Quanto ao registro ela nos revela cotidianos, fatos históricos que perduram. Tudo que diz respeito à escrita ressaltando registro de informações. O fato do indivíduo não saber a grafia não implica no não saber a língua (comunicar).Pois a língua é “nossa”, espontânea e a ortografia oficial requer ensinamento.
Gramática na escola
A escola tem como objetivo a formação de alunos que dominem a língua e a gramática, a maneira que o aluno fala é português, a escola serve para aprimorar o que ele aprendeu. A escola acolhedora que não perde suas características em função do aluno, mas sim que caminha junto dele.Então é necessário trazer o cotidiano do aluno, diversidade cultural e regionalismo, interações sociais, conteúdos que tenham significado de acordo com a faixa etária e diferentes linguagens, conhecimento de mundo. A língua como objeto de interação e comunicação. A língua que não exclui o aluno ,e sim aquela que forma indivíduos críticos e conscientes.
Redação e produção de Texto
A redação é avaliada e segue regras ditadas pela escola, tradicional. Se preocupa somente com a forma ignora o conteúdo visa a correção , técnicas são exploradas de uso constante. Geralmente Títulos são impostos,pode haver redação livre, numero de linhas e tempo definidos, o que poderia ser um objeto de exploração vira obrigação , a atividade tem como destinatário o professor,e a linguagem é tratada como comunicação não valoriza idéias e poder de criação do educando.a língua é tratada como produto,é levado em conta os sentidos e significados emprestados ,pelos aluno,às expressões,no momento do