bacias hidrograficas de cabreúva
O Rio Piraí, afluente do Rio Jundiaí, possui uma extensão de aproximadamente 45 quilômetros percorrendo os municípios de Cabreúva, Itu, Indaiatuba e Salto, onde suas águas se desembocam no rio Jundiaí. Sua nascente está situada na Serra do Japi, a uma altitude de 1250 m acima do nível do mar, e sua foz, a 556 m, o que caracteriza um desnível elevado durante seu curso. O trecho superior, ainda na Serra do Japi é conhecido como Ribeirão Guaxinduva, possui inúmeras corredeiras e quedas d’água.
Durante todo seu percurso vai recebendo numeroso afluente de vazões variáveis, mas todos de água de ótima qualidade o que torna o Piraí mais caudaloso. Até a década de 1960 suas águas não eram usadas para o abastecimento público.
O distrito de Jacaré e os bairros mais próximos se constituíam parte da área rural de Cabreúva. Hoje estima-se em 30.000 habitantes sua população além de numerosas indústrias que se instalaram na região. Salto não chegava a 40.000 habitantes, hoje se aproxima, hoje se aproxima de 105.000.
Com o crescimento populacional de toda a região, inclusive com residências irregulares em uma área adjacente a rodovia D. Gabriel Paulino Bueno Couto na divisa dos municípios de Cabreúva e Itu, a instalação de indústrias às margens do Piraí ou de seus afluentes, algumas poluidoras, trazem preocupações às autoridades, às entidades da sociedade civil organizada e as comunidades locais quanto à qualidade e a quantidade da água para abastecimento público.
Um dos fatores que mais tem agravado a qualidade de suas águas é a ineficiência da Estação de Tratamento de Esgotos do Bairro Jacaré operada pela SABESP, a qual foi projetada par atender a uma população inferior a dez mil habitantes já no início da atual década era estimada em 30.000.