Seminário sobre o bioma pampa
Os Pampas se referem a um tipo de vegetação composta predominantemente por gramíneas e outras herbáceas, classificado como Estepe no sistema fitogeográfico internacional, e possui relevo de planície. No Brasil os Campos Sulinos também são conhecidos como: Campos do Sul, Campanha Gaúcha ou Pampa, que é um nome de origem quéchua (indígena) significa região plana. Porém, os Pampas são apenas um pedaço das terras dos Campos Sulinos. O Bioma engloba também campos mais altos e algumas áreas semelhantes a savanas. O Bioma Pampa abrange 500mil km² (latitudes: 24° e 35° S; longitudes: 57° e 63° W), envolvendo o Uruguai, Nordeste da Argentina, Sul do Brasil, e parte do Paraguai (PALLARÉS et al 2005) (Figura 1). A parte brasileira do Bioma e representa 2,07 % (176.496 km²) do território nacional (Tabela 1).
[pic]
Tabela 1 – Percentual dos sete Biomas brasileiros
[pic]
Figura 1 – Abrangência continental do Bioma Campos Sulina
2.Fatores Abióticos
O Pampa, de acordo com seus fatores ambientais pode ser descrito e caracterizado da seguinte maneira:
2.1 Solo
O solo do Bioma Pampa é fértil e é normalmente utilizado para agricultura, em algumas áreas há a predominância do solo “Terra Roxa”(Figura 3). Por causa de sua cor avermelhada a terra foi batizada pelos Italianos que vieram trabalhar na lavoura brasileira de Terra Rossa, pois em italiano, rosso é vermelho. Porém é conhecido por “terra roxa” pela confusão de rosso, do italiano, com roxo, em português.
A fertilidade do solo deve-se a grande quantidade de matéria orgânica referente à mitigada vida da vegetação gramínea, essa constante degradação resulta em uma grande quantidade de húmus, deixando-o mais produtivo.
[pic]
Figura 3 – Solo de Terra Roxa
2.2 Relevo
O relevo é , aplainado entre 500m e 800m de altitude, com predominância de planícies (Figura 4), e suaves ondulações. Existem também alguns planaltos, cavernas e grutas. A pedra do Segredo, em