Visão geral sobre robótica
Robôs
Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs foram inventados para realizar tarefas pra os seres humanos, essas tarefas são principalmente perigosas, difíceis, pesadas e trabalhosas para os seres humanos, por isso os robôs são muito utilizados na indústria.
Após o século XIX começou uma mudança robótica, os robôs começaram a ficar mais inteligentes e autônomos, realizando diversas tarefas.
Existem vários tipos de robôs, são eles:
Os robôs inteligentes são manipulados por sistemas multifuncionais controlados por computador, podem interagir com o ambiente.
Os robôs com controle por computador são semelhantes aos inteligentes, porém não interagem com o ambiente.
Os robôs de aprendizagem somente repetem uma sequencia de movimentos controlados por um operador ou memorizados.
O conjunto de todos os pontos que podem ser alcançados pela garra de um robô durante sua movimentação é o volume de trabalho, que determina a classificação de um robô. Existem robôs cartesianos, cilíndricos, esféricos ou polares e os articulados ou angulares, estas são as configurações básicas ou clássicas, que podem ser combinadas para formar novas.
A grande maioria dos robôs é acionada por servomotores elétricos que realizam cada movimento do robô e cada movimento corresponde á um grau de liberdade que podem estar associados ao corpo ou ao punho.
Os manipuladores são sistemas mecânicos multifuncionais que permitem governar o movimento de seus membros de forma manual e sequencia variável (quando é possível alterar algumas das características do ciclo de trabalho).
A maior parte dos robôs desenvolvem atividades de solda ponto (30%), manipulação (27%), solda arco (21%), pintura (11%) e montagem (7%).
A principal função de um robô é manipular materiais, as operações de manuseio mais comuns são as de carregamento e descarregamento de