Economia
David Ricardo foi um economista inglês, que começou a trabalhar aos 14 anos com seu pai como corretor da bolsa de valores o que lhe tornou um profissional, se converteu ao protestantismo, se dedicava a leitura de livros de matemática, química e geologia. Quem o incentivou a tudo isso foi Adam Smith
Em 1817, expõesuas principais teses (vantagens cooperativas, do trabalho, distribuição, valor-trabalho, comercio internacional, temas monetários). Sua principal obra trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade.
Quem foi David Ricardo:
Economista inglês (1772-1823). Autor da teoria do trabalho como valor, é um dos fundadores da ciência econômica. Nasce em Londres, filho de judeus holandeses. Deixa a escola aos 14 anos para trabalhar com o pai como corretor na bolsa de valores, atividade que lhe rende prestígio profissional.
Aos 21 anos, converte-se ao protestantismo e rompe com a família para casar-se com a jovem Quaker. Trabalha por conta na bolsa de valores e fica rico, o que lhe permite dedicar-se à leitura, principalmente de textos sobre matemática, química e geologia.
Influenciado pelas ideias do economista inglês Adam Smith, aprofunda o estudo das questões monetárias. Em Princípios de Economia Política e Tributação (1817), expõe suas principais teses. Defende a livre competição no comércio internacional, com a especialização dos países na produção de determinados bens, o que beneficiaria compradores e vendedores.
Sua teoria do trabalho, pela qual o valor de um bem é determinado de acordo com o trabalho necessário a sua produção, é considerada a contribuição mais importante para a ciência que criou. Elege-se em 1819 para o parlamento, no qual defende projetos liberais e reformistas. Morre em Londres.
Contribuição para a ciência e sociedade:
David Ricardo exerceu uma grande influência tanto sobre os economistas neoclássicos, como sobre os economistas marxistas, o que revela sua importância para o