Visão Etnográfica
Introdução
A escolha desse evento foi feita devida a divergência religiosa entre Católicos e Evangélicos, com isso busquei mostrar um pouco o lado dos Católicos, como é o seu ritual religioso.
Com isso procurei mostrar com o máximo de detalhes esse ritual, tentando descrever minunciosamente cada ação, cada movimento daqueles que estão em evidencia dentro do espaço geográfico que me encontrava.
Buscando também perceber o quanto as pessoas são iguais, sendo apenas criadas em lugares ou culturas diferentes.
Desenvolvimento
São 10:23 da manhã de domingo, todos estão sentados em bancos de madeira que chegam a caber até 8 pessoas, todas voltadas para um altar, onde se encontra uma cruz grande com um homem (Cristo – Entidade Maior da Igreja Católica) pregado nela.
As 10:30 toca-se um sino e inicia-se o ritual, todos se levantam e voltam-se ao corredor central da Igreja. Um homem vestido em uma túnica colorida entra pelo corredor seguido de algumas pessoas.
O homem (chamado de padre) chegando no altar professa algumas palavras e todos na igreja fazem um sinal perante o próprio corpo, sinal semelhante ao de uma cruz. Logo após todos tornam a se sentar nos bancos.
Mais uma vez o celebrante (Padre) professa algumas palavras, que são seguidas pelos ouvintes a partir de um folheto.
Logo após uma segunda pessoa diz que os ouvintes pode se sentar para ouvir a palavra.
Uma pessoa sobe o altar vai em direção a um livro grosso chamado Bíblia (é como se fossem as leis da igreja), e inicia a leitura, ao fim desce e faz reverencia ao altar e sobe outra pessoa, essa ultima canta o que chamam de Salmo Responsorial.
Após o Salmo uma terceira pessoa sobe ao altar e inicia a segunda leitura da Bíblia, ao término desta todos se levantam novamente, começam a cantar guiados por uma banda composta por 4 pessoas.
Ao fim da musica o celebrante professa outras palavras, os ouvintes escutam atentamente