A PEQUISA ETNOGRÁFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
A PEQUISA ETNOGRÁFICA E SUAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
JAGUARARI-BA
2013
ELIVAM CONCEIÇÃO DA SILVA
A PESQUISA ETNOGRÁFICA E SUAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Texto dissertativo apresentado como requisito parcial para fins de avaliações quantitativas da disciplina Investigação Científica do Ciclo de Seminários Preparatórios para o curso de Mestrado sob orientação do Professor Doutor Roberto Sidnei Macedo.
JAGUARARI-BA
2013
Partindo do entendimento que a ciência é uma construção social humana e que a produção do conhecimento científico deve estar sempre paltado em uma lógica, a pesquisa deve ser considerada como primordial para o desenvolvimento da ciência e consequentemente para o processo educativo. Assim, ao realizar um trabalho de pesquisa, se faz necessário correlacionar as ideias do pesquisador com a teoria, com os elementos concretos de pesquisa e principalmente com a metodologia.
A palavra metodologia vem do grego methodos (meta + hodós) significando “caminho para se chegar a um fim”. A metodologia será o percurso pelo qual o pesquisador irá caminhar para alcançar o objetivo proposto, método esse que será determinado pelo tipo de objeto em estudo e propósitos a serem investigados.
A etnografia, apesar de ter sua origem na antropologia, em suas variações vem sendo bem aceita como método na área da educação, até mesmo por que, as pesquisas em educação em oposição às antropológicas, não exigem uma longa permanência do pesquisador em campo.
Porém, uma pesquisa que se identifica como etnográfica precisa possuir claramente aspectos que lhe identifique como tal. Para Martinez (1997) uma pesquisa é classificada como etnográfica quando ela, possuir um enfoque exploratório; participação intensa do pesquisador no meio social em estudo; utilização de técnicas diversas e intensas de investigação com foco na