Transtornos alimentares
Obesidade é o acumulo excessivo de tecido adiposo no organismo, ou seja, é o excesso de gordura. Uma forma de identificar se você está com excesso de gordura é usar o IMC – Í Índice de massa corporal – se estiver acima de 30 é considerado obeso.
Calculamos assim: divide-se o peso pela altura ao quadrado. Estando acima de 30 você está obeso.
Exemplo: Digamos que você tem 1,65m de altura e pesa 70Kg. 1,65 x 1,65 = 2,72 70 kg/2,72=25,7
Bulimia
A bulimia é identificada quando a pessoa provoca vomito para se livrar do alimento ingerido.
Características principais da bulimia:
1- Ingestão de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas comeria em situação similar.
2- Sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar.
3- Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, jejuns, etc.
Anorexia
Anorexia é identificada quando a pessoa não come. É o famoso jejum eterno.
Tanto a pessoa que tem bulimia como a que tem anorexia tem medo mórbido, ou seja, exagerado, de engordar.
Só consideramos um quadro clinico de bulimia ou anorexia quando este comportamento está ligado ao controle do peso.
A bulimia, que é quando a pessoa provoca vomito, é mais perigoso do que anorexia, porque pode provocar desequilíbrio de sódio e potássio no organismo, podendo até chegar ao ponto da parada cardíaca. De tanto provocar vomito acaba eliminando mais sódio e potássio do que poderia.
Características principais da anorexia: a- Recusa a manter o peso corporal em um nível igual ou acima do mínimo adequado à idade e altura. b- Medo intenso de ganhar peso ou engordar c- Perturbação no modo de vivenciar o peso d- Nas mulheres, ausência de pelo menos três ciclos menstruais
Pode ser, ou não, do tipo Compulsão periódica/ purgativo, onde há o comportamento de comer compulsivamente e de purgação.
Porque tanta ocorrência de