Transtornos alimentares
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: DIETOTERAPIA I
PROF.: MSc. NAYRA DO SOCORRO CALDAS C. DE ALMEIDA TEIXEIRA
ANOREXIA, BULIMIA E TRANSTORNOS DO COMER COMPULSIVO
COMPONENTES:
ADRIANO
CAMILA MARIA
JANICE LIMA
LUANA BRITO
TERESINA/ PI
2012
ANOREXIA, BULIMIA E TRANSTORNOS DO COMER COMPULSIVO
MONITORA:
CAMILA VIANA
TERESINA/ PI
2012
ANOREXIA NERVOSA
Anorexia nervosa é um tipo de transtorno alimentar que envolve “severas perturbações no comportamento alimentar” do individuo, sendo sua principal característica o medo mórbido de engordar (EISENTEIN et al,2000).
A etiologia da anorexia nervosa parece ser multifatorial com interação de componentes biológicos, socioculturais, psicológicos, familiares e individuais. A influência dos fatores socioculturais no desenvolvimento dos transtornos alimentares tem sido bastante discutida na literatura, sendo considerados como fatores predisponentes, precipitantes ou mesmo perpetuadores (VITALLE, 2008).
Geralmente o individuo anoréxico inicia sua dieta excluindo determinados alimentos percebidos como altamente calóricos, podendo evoluir para uma restrição severa de suas opções alimentares. O comportamento alimentar do anoréxico pode tornar-se muito irregular e por vezes bizarro, quando o individuo passa a tratar da sua alimentação com extrema discrição e com características ritualizadas (GIORDANI, 2004).
Segundo a classificação do CID-10 (1993), os transtornos alimentares (TA) caracterizam-se por severas perturbações no comportamento alimentar, ocorrendo deliberada perda de peso induzida e/ou mantida pelo paciente. De acordo com essa classificação a doença está relacionada a uma psicopatologia específica, abordando um “medo intenso de engordar e ter uma silhueta arredondada, intrusão persistente de uma ideia supervalorizada”. De acordo com a classificação do DSM-IV (2000), a anorexia nervosa é caracterizada como uma “recusa do