Pedagogia
MEDO SIGNIFICA: sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário.
O mundo está inundado de medo e as pessoas brincam com ele. A violência esta inserida na brincadeira, nas músicas, em sites....
Não se pode esperar que uma geração contaminada em seu interior pela derrota, pela intensidade da sensualidade sem absoluto respeito um pelo outro, construa uma cidadania de bom relacionamento, inclusive com os educadores.
O Autor quis dizer que tudo que está envolvido e aparece na mídia os alunos levam pra sala de aula.
Este medo vai muito alem dos bichos papões, lobo mau quando a criança ia dormir com vários pensamentos e cheios de medo, hoje essa criança convive com atrocidades maiores, comandadas pela internet.
“Estamos numa geração que brinca de morrer e está esquecendo de viver”.
Se, de um lado, o maior medo humano é o medo da morte e passamos a vida numa espécie de esconde-esconde com esse temor, de outro não promovemos a vida, não apreciamos a vida. Entramos, sim, num compasso de agressão continua, tentando esquecer a morte que nos ronda, fazendo mal aos outros.
Nestes casos não adianta aumentar a carga horária, criar disciplinas novas se não atacarmos esse mal pela raiz e, para tanto a filosofia e a sociologia ajudam bastante. Se não transformarem estas disciplinas em campos para disseminar ideologias, pode ser também grandes armas da escola para refletir a vida.
Tudo está brincando de morte e eliminação, vejamos alguns exemplos:
O BBB, nos seus padrões brinca de eliminar e as pessoas fazem isso, ligam para eliminar x.
O desenho Popaye é marcado por pancadarias para defender sua namorada de um monstro que a ataca. E tudo isso deságua na sala de aula é preciso estudo para atender as exigências dos alunos de hoje.
Aquele que quiser enfrentar a profissão docente, reunindo conhecimentos específicos da disciplina que leciona e ficar, tão somente, nesse patamar, terá sobrevivência