Cultura Relegiosa
Homossexualidade (grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser — humano ou não — que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre pessoas do mesmo sexo"; "o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual."
DEFINIÇÃO DE HOMOFOBIA
A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.
Homofobia internalizada ou interiorizada - é o medo, ódio ou repulsa da homossexualidade e seus praticantes por pessoas homossexuais. Essa situação manifesta-se de diversas formas, podendo incorrer em consequências graves na saúde mental e física do indivíduo e levá-lo a cometer ações homofóbicas.
HOMOFOBIA NO BRASIL
De acordo com o professor e doutor em antropologia Luiz Mott toda violência dirigida a gays, lésbicas, travestis e transexuais encontra-se permeada pela homofobia individual, cultural e institucional.
Argumenta-se com freqüência que nem todo crime contra homossexuais é um crime de ‘’homofobia’’, considerando que há ocasiões onde o elemento desencadeador da violência parece ser de origem passional (crimes provocados por parceiros/amantes ou namorados), ou surge do desejo de roubar (latrocínios) ou está vinculado ao acerto de contas (cobrança de dívidas), etc.
Mott afirma que a homofobia individual, cultural e