VISÃO COMPARTILHADA
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo conceituar o que é visão compartilhada, diferenciá-la de visão pessoal, e principalmente mostrar qual a sua importância dentro de uma organização. Além disso, também será mostrado a diferença entre participação, comprometimento e aceitação, e a diferença entre conhecimento tácido e explícito, ambas explicações relevantes ao tema de visão compartilhada.
O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e exigente, as organizações devem agir rapidamente nas tomadas de decisões e nas respostas ao mercado, pois as mudanças são constantes. Essas mudanças tendem a aumentar, forçando as empresas a mensurar custos, melhorar sua qualidade de produtos ou serviços, visar crescimento e produtividade. Com isso a atuação das pessoas se torna essencial, tendo reconhecimento pelos administradores das empresas.
Não basta apenas a empresa ter objetivos e metas claras, estabelecer estratégias para crescer, isso deve ser compartilhado pelas pessoas que fazem parte da empresa. Quanto maior o nível de comprometimento e envolvimento, maior é o desempenho, e com isso a empresa tem grandes chances de permanecer no mercado por muito tempo. Essa inclusão das pessoas com os objetivos da empresa é fundamental para concretizar os objetivos.
Há a necessidade de uma visão compartilhada por todos os colaboradores a respeito do futuro da empresa. Entretanto em muitas organizações isso só funciona no papel ou nos discursos, pode-se citar aquelas que têm como formas de administração as Prisões Psíquicas, Instrumentos de Dominação e Máquinas.
Muitos profissionais não conhecem ou não lembram quais eram os objetivos e a visão de futuro das empresas que trabalham, afetando assim seu desempenho nas atividades e prejudicando a efetivação desses objetivos e dessa visão. O compartilhamento da visão do futuro e das estratégias cria um ambiente de sinergia, melhorando o desempenho da equipe.
2. CONCEITOS
Para um melhor