Fichamento
Uma visão é realmente compartilhada quando você e eu temos a mesma imagem e assumimos o comprometimento mutuo de manter essa visão, não só individualmente, mas em conjunto. Quando realmente compartilham uma visão, as pessoas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum. O poder das visões pessoais vem de um interesse individual profundo para com a visão. O poder das visões compartilhadas resulta de um interesse resulta de um interesse comum. Na verdade, concluímos que uma das razoes pelas quais as pessoas buscam visões compartilhadas é seu desejo de se sentir conectadas a um empreendimento importante.
Hoje, “visão” é um conceito familiar em liderança na empresa. Mas ao se analisar detalhadamente, descobre-se que a maioria das “visões” é na verdade, a visão de uma pessoa (ou de um grupo) imposta a uma organização. Tais visões tem, na melhor das hipóteses, aceitação- não comprometimento. Uma visão compartilhada conta com o verdadeiro comprometimento de muitas pessoas, pois reflete a visão pessoal de cada uma delas.
POR QUE AS VISOES COMPARTILHADAS SÃO IMPORTANTES
Muitas visões compartilhadas são extrínsecas – ou seja, focalizam um objetivo relativo a algo externo a empresa, por exemplo, um concorrente. A visão da Pepsi e explicitamente voltada para superar a Coca-Cola, a visão de Avis é direcionada a Hertz. Entretanto, as metas que se limitam a derrotar um oponente são transitórias. Quando a visão é alcançada, pode se transformar em uma postura defensiva de “proteger o que temos não perder o primeiro lugar”. Essa metas defensivas raramente estimulam a criatividade e o entusiasmo de criar algo novo. Um mestre em artes marciais, por exemplo, provavelmente se concentra muito mais em seus próprios padrões em “excelência” do que em “derrotar todos os outros”. Isso significa que as visões devam ser intrínsecas ou extrínsecas. A coexistência dos dois tipos de visão é possível. Mas a confiança em uma visão exclusivamente baseadas em