visão baseada em recurso
O presente artigo tem como principal objetivo promover uma análise crítica sobre a RBV, descrever pontos relevantes sobre a teoria da visão baseada em recursos e seus impactos na vantagem competitiva de uma organização, pois busca propor uma nova sistemática para a elaboração estratégica. A RBV propõe que o processo de formulação estratégica deve ser concebido de dentro pra fora, ou seja, analisando os recursos internos da empresa, visando a maior vantagem competitiva. Antes de uma análise sobre a visão baseada em recurso, importante descrever alguns pontos primordiais, como por exemplo, o que é vantagem competitiva, pois este é o objetivo da RBV.
Assim sendo, vantagem competitiva pode ser entendido como um conjunto de características que possibilita uma organização diferenciar-se dos seus concorrentes, pois torna a sua empresa diferente para melhor, ou seja, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua organização, e não de seus concorrentes. Dessa forma de que modo uma empresa pode criar e sustentar uma vantagem competitiva em sua industria. A vantagem competitiva surge do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação da empresa. Esse valor seria aquilo que os compradores estão dispostos a pagar. A VC não deve ser compreendida observando – se a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, na entrega e suporte de seu produto. Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando suas atividades estratégicas importantes de uma forma mais barata ou melhor que a concorrência.
Partindo desse pressuposto começarei a descrever minha análise sobre o tema visão baseada em recurso. A RBV é um tema que esta muito atuante no século XXI, mesmo tendo sua origem em 1959. O limite do crescimento da empresa não está no mercado, mas sim nos recursos que possui e o mais