Visão baseada em recursos
Conceito
A VBR (Visão baseada em recurso) ou RVB (The resource-based view) tem como objetivo enfatizar o emprego de recursos estratégicos para a empresa, tese que foi concebida por Edith Penrose (1959), autora que afirma que a VBR é uma vantagem que combina a análise interna dos fenômenos que ocorrem dentro da empresa.
Atualmente a VBR é uma das mais influentes teorias em estratégia de negócios e sua origem está na teoria econômica. A VBR foi fortemente influenciada por Penrose (1959), que utilizou a abordagem dos princípios da vantagem competitiva para aplicar aos recursos valiosos que estão à disposição da empresa. Além dela, pode-se destacar, dentre os principais autores, Wernerfelt (1984), Barney (1991) ; Wright; Ketchen (2001) e Fiol (2001).
De acordo com Edith Penrose (1959) a empresa cresce, acumula capacidade e recursos, a própria elaboração de estratégia depende da avaliação dos membros da empresa, e também de conhecimentos, experiências e recursos adquiridos.
A visão baseada em recurso (VBR) dá suporte para que a organização defina quais recursos devem ser diferenciados, que recursos são necessários desenvolver para atingir determinados objetivos, em quais mercados ingressar e em qual sequência devem ser desenvolvidos, assim como se há necessidade de obter novas empresas parar agregar recursos. (Wernerfelt, vol.5 p.171-180, 1984).
A Visão Baseada em Recursos aborda a estratégia por uma perspectiva alternativa da economia tradicional que tem foco na análise de produtos e mercados. Uma visão da firma baseada em seus recursos, em detrimento da análise baseada nos produtos, é mais esclarecedora para a pesquisa em estratégia, especialmente na explicação dos retornos superiores. Os recursos de uma firma são definidos como todos os atributos que a capacitam a definir e implementar estratégias (BARNEY, 1991).
A VBR desencoraja a realização de mudanças necessárias, favorecendo a administração da consistência, da manutenção da tradição e consenso,