Visita técnica à Vale Fertilizantes
O presente relatório de visita técnica, é apresentado à disciplina "Lavra de Mina e Tratamento de Minérios" do curso do curso de Geologia, do Instituto de Geociências e
Ciências Exatas, Unesp Rio Claro (SP), pela aluna Isabela Tomazela Franzini.
As visitas ocorreram em dois dias, 27 e 28 de maio de 2014, ambas na cidade de
Araxá, Minas Gerais.
VISITAS
Data: 27/05/2014
Horário de chegada: 12:53
Visita técnica: Fosfértil - Vale Fertilizantes
Acompanhante responsável: Geólogo Sérgio Tavares
A visita ao Complexo Mineroquímico teve início com um vídeo institucional com informações básicas sobre a empresa e os produtos dalí produzidos.
O principal objetivo da empresa é a produção de fertilizantes de baixa concentração através de ataque químico produzindo então fosfato bicálcico e monocálcico. A empresa trabalha com duas minas, a Mina Barreiro e a Mina F4, alvo desta visita (Figura 1).
Figura 1: Vista do mirante da Mina F4. O material esbranquiçado, a oeste, é explorado como caolim, minério secundário. Para melhor compreensão do processo interno da empresa, com relação às etapas de produção do produto final, o seguinte fluxograma (Figura 2) é apresentado a seguir:
1
Figura 2: Fluxograma do processo interno envolvendo o produto final.
O concentrado do minério entra no processo químico com teor de 11% e, após passar por todas as etapas, sai com teor entre 33 a 35% de P2O5. Os processos responsáveis para tal são exemplificados abaixo:
Concentrado 11%
Moagem de barras
(através de ciclones)
Moagem de bolas
Separação magnética
Flotagem
Tirar a lama
Concentrado 35%.
Cerca de 17% deste material vira produto, o restante é tratado como rejeito. O índice de recuperação metalúrgico é de 58%, o que é considerado ideal. Cerca de 60% da água é reaproveitada onde 40% deste valor é destinada aos rejeitos para depois retornar na usina.
O consumo de energia é de 25.000 Mw/h, onde parte desta energia é produzida pela própria empresa e parte é comprada.
Todo o