Relatorio Mineralogia
Engenharia de Minas
Mineralogia
Professor Maurício Antônio Carneiro
Ramon Vinhas Oliveira Lima
VISITA AO COMPLEXO DE MINERAÇÃO DE TAPIRA – VALE FERTILIZANTES
2011
Araxá – MG
1- Introdução
Este relatório traz minhas observações sobre a visita técnica realizada ao complexo de mineração da Vale Fertilizantes que está localizado no município de Tapira, estado de Minas Gerais, a 35 km da cidade de Araxá, como veremos logo abaixo na figura 1 de localização do município. Ocupando uma área de 78.000.000 m², o complexo contempla atividades de lavra a céu aberto, beneficiamento de minério, operação de minero duto e instalações de suporte.
Figura 1- Mapa de localização do município de Tapira-MG
Fonte- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapira_(Minas_Gerais), acessado em 13/12/11.
Dentre as observações de nossa visita, que tem o intuito de além de conhecer a mina localizada relativamente próxima a nossa faculdade, se encontram a descrição geológica da região visitada, além de varias observações a respeito dos novos conhecimentos adquiridos nesse trabalho de campo.
Podemos justificar nossa visita à cidade de Tapira pelo fato de esta região ser rica em reservas minerais, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a região possui reservas minerais de fertilizantes (Fosfatos naturais), nióbio-tantalo (pirocloro) e titânio (anatásio), e também pelo fato de segundo o Centro de Tecnologia mineral (CETEM) o Complexo de Mineração de Tapira – CMT constituir hoje a maior mineração de fosfato da América Latina e ocupar o 5° lugar no ranking de movimentação de minério no Brasil (movimenta em torno de 37 milhões de toneladas/ano de minério e estéril), com um teor médio de fosfato de 7,5%. Por fim, concluiremos, utilizando-se do conhecimento do contexto geológico e do observado e captado na mina.
2- Contexto