Relatório de Mineralogia
Matéria-prima
Sala das minas
Inventário Mineral
Carbono
Descomissionamento
Ábaco
Língua Afiada
Tabela periódica
Logística
O que vimos em cada sala:
Matéria-prima:
Nesta sala vimos a teoria do Big Bang e a teoria da evolução do Planeta Terra.
Teoria do Big Bang: A teoria do Big Bang parte do pressuposto de que a matéria estava toda concentrada em um único ponto, um grão primordial de densidade infinita. A partir de uma perturbação de motivos desconhecidos esse grão teria explodido e expandido dando origem ao espaço e ao tempo como os conhecemos.
Teoria da evolução do Planeta Terra: A teoria é que o planeta Terra começou como uma massa de matéria fundida alguns bilhões de anos atrás. Ao esfriar, tornou-se uma rocha sólida e seca. Então, choveu sobre as rochas por milhões de anos, formando grandes oceanos. Eventualmente, essa "sopa de rocha pré-biótica" (rocha + água) passou a existir e gerou os primeiros sistemas orgânicos de auto-replicação. E esses seres foram se desenvolvendo até chegar ao que conhecemos hoje.
Sala das minas:
Nesta sala vimos a história das minas e as particularidades de seus minérios em Minas Gerais.
O foco principal é a mina do Morro Velho, a mina de Ouro mais profunda do mundo com 2.450 metros. A história narrada por Dom Pedro II, conta a história de uma mina que teve sua origem em 1725, bem no auge da mineração no Brasil e no declínio da produção de cana-de-açúcar no nordeste. Nesta época já existiam os bandeirantes que procuravam jazidas de ouro no interior do Brasil. Fala também que quando Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, sobrinho de Fernão Dias, achou ouro nos córregos, iniciou-se a corrida pelas pepitas e teve a criação dos pequenos arraiais como Nova Lima, que inicialmente tinha o nome de Campos de Congonhas (Congonha é uma erva abundante na região das minas e que é mais conhecida como Erva Mate), entre outros.
A mina do Morro Velho começou a ser explorada em 1725 em pequena escala e em