Relatorio Trabalho Pratico Mineralogia
Departamento de Geologia
Mineralogia – GEO 104
Relatório: Trabalho Prático
Beatriz Carvalho Almeida
Daniele Lorrainne Cunha Teixeira
Fernanda Rezende Moreira
Icaro
Professor: Ricardo Scholz
Ouro Preto, 2015
Introdução
Minerais são formações naturais com composição química definida, resultante de processos inorgânicos em ambientes geológicos. Alguns minerais, principalmente os mais comuns, podem ser identificados através de propriedades físicas como, por exemplo, cor, brilho e clivagem. Entretanto, muitos minerais só podem ser identificados com o auxílio de equipamentos de alta precisão que diferenciam os elementos químicos presentes em sua formula em quantidades mínimas.
Um dos equipamentos possíveis de ser utilizado para a identificação mineral é o microscópio de varredura eletrônica (MEV), que produz imagens tridimensionais de alta resolução a partir da transcodificação da energia emitida pelo feixe de elétrons fornecendo informações sobre a morfologia e identificando os elementos químicos presente na amostra. Com o resultado da análise obtida pelo MEV, uma forma de chegar a identificação do mineral é através da utilização da base de dados encontrada no Mindat, que é em um site com grande quantidade de informações mineralógicas.
Metodologia
1) Analisou-se a amostra recebida em um microscópio, de modo a observar as características (cor, brilho) do mineral.
2) Com o auxílio de uma pinça, colocou-se sobre uma lâmina cristais de diferentes colorações (amarelo, castanho, preto e vermelho) e brilho (metálico, não metálico).
3) Analisou-se a composição química da amostra por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV).
4) Identificou-se o mineral utilizando o banco de dados http://www.mindat.org/. Neste banco de dados, realizou-se uma pesquisa baseando-se na composição química da amostra mineral, obtida por MEV.
Resultados e Discussão
Conforme descrito anteriormente, a lâmina utilizada para análise por