relatorio
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Itumbiara
2015.
KASCHIRY RHAIZA RIBEIRO
MURILO CABRAL FARIA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Este relatório de visita técnica tem como finalidade obtenção de nota parcial em na disciplina de Geologia aplicada a obras civis do terceiro período do Curso de Engenharia Civil do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, GO.
Orientado por: Daniela Salgado Carvalho.
Itumbiara
2015.
INTRODUÇÃO
A principal finalidade desta visita técnica ao museu de rochas e minerais da Universidade Federal de Uberlândia foi o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo em vista uma experiência visual dos estudos ministrados na matéria de Geologia. Faz-se interessante saber que no planeta terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas, rochedos, encostas de morros, corte de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramento de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes. As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados existem três classificações para as rochas, de acordo com sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Tendo em vista ainda que os minerais sejam substancias encontrados na natureza formados pela uma ação química equilibrada, resultados de milhões de anos de processos inorgânicos ação do calor, pressão, intemperismos, etc.
No Brasil algumas serras são formadas de granito como a Mantiqueira, do mar, e algumas serras do planalto residual norte - amazônico.
RELATÓRIO
Entrada do museu:
Granito: (quartzo, feldspato e níquel), fundações, calçamentos, agregados, pisos e outros.
Estante 1: Minerais
Talco – Mineral de baixa dureza, usado em inseticida, papel, talco de bebê, braquedor de papel e outros.
Mica – (moscovita “malacacheta”- potássio) Possui clivagem