SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Aula-tema 03: Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
1. Introdução
Sabemos que o principal objetivo das empresas é aumentar lucros. Por isso, com o decorrer dos anos, muitas teorias foram criadas (e ainda são desenvolvidas) visando praticas e comportamentos organizacionais que favoreçam a expansão do sucesso empresarial.
Agregado a essas teorias e conceitos, nos deparamos com a analise da cadeia de valores.
Esta ferramenta possibilita a observação e analise de maneiras e formas que agregam valores aos produtos/serviços oferecidos ao mercado, e posteriormente, como expandi-los, tornando-os otimos ou excelentes para os clientes.
2. Analise da Cadeia de Valor
A analise da cadeia de valor, quando aplicado com qualidade, possibilita a melhora dos produtos e serviços oferecidos para os clientes, ou seja, endossa-se valores àqueles para se obter vantagem competitiva no mercado e ampliar a carteira de clientes.
A analise da cadeia de valores possui um processo, o qual é dividido em três etapas: analise das atividades, analise do valor e avaliação/planejamento. Cada uma possui funções distintas e relevantes que facilitam a compreensão desta estratégia, bem como sua implementação às empresas.
Analise das Atividades: Este é o passo inicial primordial na qual definimos previamente qual segmento que representaremos no mercado, se serviços ou produtos, e de que maneira os ofereceremos ao mercado, ou seja, definir como realiza-los, como apresenta-los, como diferencia-los, definir metas e objetivos etc.
Concluindo, é conhecer as atividades desenvolvidas.
Analise de Valores: Esta etapa refere-se a como aumentar a qualidade e, por consequência, o consumo dos produtos/serviços junto aos clientes.
Podemos entender aumento de qualidade de produtos/serviços como agregação de valores