Viagem técnica
Segundo o Ministério da Agricultura o estado da Bahia é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste, tendo produzido na safra 2013/2014 o equivalente a 3.205.897 toneladas, ficando atrás dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Atualmente o estado da Bahia possui cinco unidades industriais, como podemos observar na figura 1 abaixo, uma próxima a região da capital Salvador, três no Sul já próximo a divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, e uma mais ao Norte na divisa com Pernambuco, chamada AGROVALE.
Figura 1: Localização de Usinas no Estado da Bahia.
Fundada em 1972, a AGROVALE teve sua primeira safra em 1980. Implantar uma empresa do porte da AGROVALE numa região seca e de solo atípico para a produção da cana-de-açúcar, como é o Vale do São Francisco, foi um grande desafio que só pôde ser levado adiante, pela convicção da capacidade produtiva do grande vale, aliado a técnica de irrigação nos canaviais.
Com pluviosidade média anual de 400 mm, a usina possui 100% da área irrigada por três sistemas de irrigação: 10% pivô central, 60% irrigação por sulcos e 30% irrigação por gotejamento tendo processado na safra 2013/2014 cerca de 1.500.000 toneladas de cana, e sua produtividade média em torno de 92 toneladas de cana por hectare, superando a média nacional que na safra 2013/2014 girou em torno de 75 toneladas por hectare.
A Agrovale possui alguns desafios atuais que é a mecanização da colheita dos seus canaviais, a implantação de novas áreas de cultivo e a substituição do sistema de irrigação por sulcos, para gotejamento na tentativa de verticalizar ainda mais a produção e com isso chegar a moer 5.000.000 de toneladas.
VISITA TÉCNICA A USINA AGROVALE: Nos dia 05 de novembro de 2014 a convite da NETAFIM (empresa do segmento de irrigação localizada), participamos de um dia de campo na usina AGROVALE, localizada na cidade de Juazeiro-BA. Na ocasião visitamos duas áreas de produção comercial da usina, pela manhã