Visita ao Masp - Passagens por Paris - Arte e Cultura
PRODUÇÃO EDITORIAL COM ÊNFASE EM MULTIMEIOS
ARTE E CULTURA
EXPOSIÇÃO MASP - PASSAGENS POR PARIS
Exposição Passagens por Paris
A exposição visa explorar as obras de diversos artistas entre o período de 1866 e 1948, que em algum momento passaram pela cidade de Paris, na França, e ali tiveram seus estilos artísticos definidos e inspirados pela produção da chamada "capital mundial do século XIX".
Local: MASP (Museu de Arte de São Paulo) - Avenida Paulista, 1578.
A Exposição
A exposição Passagens por Paris agrega diversas obras de importantes artistas da chamada "Arte Moderna" do século XIX à metade do século XX. O foco na cidade de Paris é presente para ilustrar essa importância que a cidade tinha para a produção artística e cultural da época. Muitos artistas se influenciaram pelo movimento moderno ao visitar a cidade, onde se usava o termo "Escola de Paris", pois era algo comum se inspirar nos movimentos artísticos locais.
Embora cada artista tivesse traços e estilos próprios, é possível identificar uma certa repetição desses estilos entre eles. Um fator predominante nas obras é a descaracterização dos detalhes, ou aplicação de detalhes em apenas alguns pontos da pintura, onde o artista queria dar destaque. Embora esses artistas já não quisessem mais se espelhar no realismo, é possível observar a técnica do uso das cores, em sua maioria de tons pasteis; a profundidade em obras de artistas como Manet e Vuillard; os traços leves e uso de formas geométricas e aplicação blocada das tintas.
Um exemplo de um artista brasileiro que se destacou no início do século XX e que também foi influenciado pela produção artística de Paris, é Candido
Portinari. A pintura "Lavrador de Café" mostra essa utilização das cores e formas, tão comuns aos artistas modernistas.
Análise de Obra
Artista: Edouard Vuillard
Obra: Retrato da Princesa Bibesco
Local e Data: França, 1868
Material: Óleo sobre Cartão
Essa obra de