Mapeamento De P Blicos
arte e cultura - “O escolar”: análise da obra de vincent van gogh
São Paulo
2014
Amanda alencar amanda pinheiro beatriz vallego kylanne bitencourt laryssa silva leticia gonçalves victoria mattos noemi ferreira
arte e cultura – “O escolar”: análise da obra de vincent van gogh
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Arte e Cultura, do curso Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof°.Wilson Ferreira.
São Paulo
2014
SUMÁRIO
introdução 5 capítulo 1 museus 6
1.1 mac - museu de arte contemporânea 6
1.2 masp - museu de arte de são paulo 7 capítulo 2 expressionismo 8
2.1 o movimento 8
2.2 análise da obra 8
Imagem: “O Escolar”, 1888, Vincent Van Gogh.
IntrodUÇÃO
A pintura de Vincent Van Gogh, “O Escolar”, foi produzida em sua fase francesa. Como forma de expressão, a pintura, permite ao artista mostrar características relacionadas à realidade da época.
Realizou-se visitas a diferentes museus da cidade de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea. O objetivo foi observar e analisar as exposições e relaciona-las com todo o conteúdo fornecido em aula. Assimilar as escolas e suas caraterísticas com as obras vistas e através de pesquisas fazer a análise de um quadro escolhido.
A pintura selecionada de Vincent Van Gogh, “O Escolar”, foi produzida em sua fase francesa. Como forma de expressão, a pintura, permite ao artista mostrar características relacionadas à realidade da época o que permitirá a inserção da obra no movimento expressionista.
1 MUSEUS
1.1 MAC – Museu de Arte Contemporânea
MAC, Museu de arte Contemporânea, foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o antigo acervo do MAM formado pela coleção dos mecenas Yolanda Penteado e Cicilio