relatorio MASP
Comunicação Social - Jornalismo
Arte e Cultura
Relatório da visita técnica ao MASP
Caio Henrique Rozendo
Juliana Marques
Letícia Vieira
Matheus Sylvestre
Mikaelly Capella
Rinaldo Júnior
São Paulo
2015
1. Introdução
Visitamos no MASP, a exposição Passagens por Paris. Obras feitas entre o século XIX e começo do século XX, em um período cultural da França nomeado Belle Époque. A exposição, aborda ricamente e valoriza vários artistas e obras que marcaram o fim do século passado, como Monet, Manet, Renoir, Picasso, Van Gogh, entre outros. O impressionismo é um movimento difícil de definir, pela sua composição, mensagem e detalhes.
Tem como principais características a tonalidade dos objetos refletindo a luz, seus contrastes e sem contorno definido em suas obras, tornando de maneira abstrata o ser e as imagens, rompendo assim, com as ideias dos pintores Realistas e da academia artística de sua época.
O artista escolhido para abordagem neste relatório foi Édouar Manet (1832 - 1883), que não se considerava impressionista. Mas teve grande importância para inspirar e difundir esse movimento. A obra que analisaremos será O senhor Eugène Pertuiset, caçador de leões.
2. MASP
Exposição : Passagem por Paris.
Museu: MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
Tema: Impressionismo.
Endereço : Avenida Paulista,1578 - 2° andar do Masp.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) nasceu da união de ideias do criador da empresa Diária e Emissora Associada, Assis Chateaubriand e o ativista da mídia e crítico de arte, Pietro Bardi, que fizeram este trabalho excelente.
O MASP foi inaugurado no dia 2 de outubro de 1947. O seu design moderno do prédio foi feito pelos arquitetos Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi.
O Museu atualmente possui um acervo de 8000 mil peças ocidentais, principalmente Italianas e Francesas.
3. O Movimento Impressionista em Paris e o período histórico
3.1. Os antecedentes históricos do