RELATÓRIO SOBRE VISITA AO MASP
MUSEU DE ARTE SÃO PAULO
Identificação do Aluno: Guilherme de Melo Pereira - Publicidade e Propaganda -
Data da Entrega: 24/04/2014
Parte A
Localizado na Avenida Paulista, da cidade de São Paulo. Visitei poucas vezes o acervo, mas já conhecia. A sala que reúne quadros do período gótico, renascentista e barroco que me fizeram repensar sobre como era antes do academicismo. Reúne detalhes minuciosos nas obras e nos seus progressos de acordo com o período e movimento.
Parte B
O museu está organizado em subsolo, primeiro andar e segundo andar. Havia Algumas exposições, mas a que mais me despertou interesse foram CIDADES INVISIVÉIS que inclui fotos feitas em 1933 e atualidade. Que se encontra no primeiro andar é uma citação à obra parecida de Ítalo Calvino.
Parte C
Percebi que você aprende historia pela pintura, consegue ter um aprendizado mais amplo e um sentido mais critico sobre a obra. No dia da visita não havia no museu folhetos, e a maneira de informação era perguntando.
Parte D
Identificação da obra
Autor: Francisco de ZurbaránTítulo: Aparição do Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua
Técnica: Óleo sobre tela Dimensões: 157 x 103 cm
Local: Espanha Data: 1627-1630
Descrição da Obra: A obra é escurecida com um homem ajoelhado, olhando para o menino de Jesus que é a parte mais clara da pintura, e contém um livro aberto com duas flores brancas.
Classificação: Barroco
Análise da Obra: A obra é dramática com tema religioso com característica de luz relativa e contraste.
Parte E
Pesquisa na INTERNET sobre o artista escolhido:
Francisco de Zurbarán foi um pintor barroco espanhol que domina um estilo naturalista. A maioria de suas obras seguiam temas religiosos. Francisco de Zurbarán nasceu por volta de 07 de novembro de 1598, provavelmente em Fuente de Cantos, Espanha. Quando adolescente, ele estudou pintura, e logo estava criando peças para mosteiros na Espanha. Mais tarde, Zurbarán também enviou suas pinturas para