viscosidade
Este relatório realiza-se no âmbito da disciplina de física. Com esta atividade pretende-se, principalmente, determinar o coeficiente de viscosidade do detergente da loiça, a partir da velocidade terminal de três esferas de diâmetros diferentes em queda livre dentro do líquido.
Para tal atividade, tem-se os seguintes objetivos de trabalho:
Identificar as forças que atuam num corpo que cai, sob a ação da gravidade, no seio de um fluido viscoso e aplicar a segunda lei de Newton
Medir massas volúmicas
Determinar a velocidade terminal de um corpo que cai no seio de um fluido viscoso
Determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido.
A viscosidade de um líquido é uma propriedade física que se caracteriza pela resistência que uma camada de fluido oferece ao deslizamento sobre outra, a uma dada temperatura. Esta propriedade, nos fluidos líquidos, este atrito tem origem nas forças de interação entre moléculas relativamente próximas. Com o aumento da temperatura, a energia cinética média das moléculas torna-se maior e consequentemente o intervalo de tempo médio no qual as moléculas passam próximas umas das outras torna-se menor. Assim, as forças intermoleculares tornam-se menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
Sabe-se que quando um corpo cai, no interior de um líquido, este exerce no corpo uma força de resistência ao movimento que depende :
Das propriedades do fluido, tais como a densidade, viscosidade..
Da forma e dimensões do corpo
Do módulo da velocidade do corpo o módulo da força de resistência em fluidos aumenta quando a velocidade aumenta. em geral, o módulo da força de resistência tem dois termos, um proporcional ao módulo da velocidade e outro proporcional ao quadrado desse módulo:
No entanto, existe um valor para o qual os dois termos são iguais. Se o módulo da velocidade for muito menor que esse valor, o termo é desprezável e o modula da força de resistência no fluido relaciona-se com a viscosidade e com o módulo da