viscosidade
Relatório 2
Viscosidade
(Fenômenos de Transporte)
Nomes: Adriano Paulo Gomes de Oliveira Breno Reis de Almeida
Orientadora: Cristiana Brasil Maia
RELATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
VISCOSIDADE: LEI DE STOKES PARA DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UM FLUIDO
Belo Horizonte
2012
1 – INTRODUÇÃO
Fluido pode ser definido como uma matéria que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento.
A viscosidade é a resistência que o fluido oferece ao escoamento ou à deformação. O fluido pode ser definido como uma matéria que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento.
2- OBJETIVO
O objetivo desta prática de Viscosidade é mostrar que cada material possui uma viscosidade diferente. A experiência realizada no laboratório nos apresentou 3 diferentes tipos de fluidos, a Glicerina, o Óleo de mamona e óleo SAE 30, onde foram jogadas em cada recipiente com o fluido uma esfera e foi medido o tempo até uma certa altura. Em cada fluido foi observado diferentes tempos, o nos provou que cada material é contido de uma diferente viscosidade.
3 – CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
No experimento aplicado a principal lei física ao observada foi a de Lei de Stokes. Segundo Stokes, sempre que um fluido escoa por uma esfera em repouso, ou quando a esfera se move através de um fluido em repouso, ela está sujeita à ação de uma força resistente que pode ser determinada através da expressão:
FR = 6 p m R v (1)
Sendo:
· FR = Força resistente;
· m = Viscosidade dinâmica ou absoluta do fluido;
· R = Raio da esfera;
· V = velocidade da esfera em relação ao fluido. A lei de Stokes se aplica na Viscosidade através de um experimento( o mesmo realizado na prática descrita por este relatório) onde uma esfera cai verticalmente no interior de um tubo que contém um