VISCOSIDADE
Uma das propriedades características de um líquido é a habilidade de fluir. Uma medida desta habilidade é a viscosidade, a resistência para fluir: Quanto maior for a viscosidade do líquido, mais lento é o fluir. Um líquido com alta viscosidade, como melaço à temperatura ambiente, ou vidro fundido, é dito ser viscoso. Uma outra propriedade característica dos líquidos é possuir uma superfície plana definida, o que os distingue dos gases. Uma medida de rigidez do filme da superfície que parece cobrir uma superfície líquida é a tensão superficial, a tendência das moléculas da superfície serem puxadas para dentro: Quanto maior a tensão superficial, mais rijo parece ser o filme da superfície. Viscosidade e tensão superficial surgem de forças intermoleculares.
Pode-se entender intuitivamente como a viscosidade de um líquido surge a partir das forças entre as moléculas: Grandes forças intermoleculares mantêm moléculas unidas e não as deixam movimentar com facilidade (ATKINS et al, 2008).
A propriedade que relaciona a massa e o volume é chamada de densidade ou massa específica. É determinada pela fórmula abaixo: (1) Temperatura e pressão irão influir na densidade das substâncias, sobretudo nos gases, nos quais a alteração do volume é mais significativa do que nos sólidos e líquidos (SOUZA, 1998).
2. OBJETIVOS
Determinar o coeficiente de viscosidade de alguns líquidos a várias temperaturas utilizando o viscosímetro de Otswald e a densidade utilizando o picnômetro.
.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Balança analítica
Cronômetro
Garra metálica
Suporte metálico
Picnômetro ou densímetro
Pipeta de 10 ml
Suporte universal
Viscosímetro de Ostwald
3.2Reagentes
Água destilada
Solução de Nacl a 10%
Solução de sacarose a 10%
Álcool etílico
3.3 Métodos
3.3.1 Viscosímetro
Com uma pipeta colocou-se 8 ml de água destilada , de modo que esta quantidade seja suficiente para encher a metade o