Viscosidade Vs Temperatura
DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO
DE ENGENHARIA QUIMICA
ERICK LESSA BRADASCH
PRÁTICA 01 – Medição da Viscosidade vs Temperatura
Relatório entregue à disciplina de Fenômenos de transporte experimental I ministrada pelo professor Rafael Bruno Vieira, referente à prática de Medição da Viscosidade vs
Temperatura realizada no dia 06 de março.
CURITIBA
2015
Introdução
A viscosidade é uma propriedade que os fluidos possuem, sua força se opõem ao movimento do fluido. Entende-la e calcula-la é essencial para dimensionar uma tubulação que transportará um fluido.
O composto estudado nessa pratica é o Glicerol, ele pertence a função álcool. É viscoso, liquido a temperatura ambiente, inodoro e higroscópico. Esse composto é usado em diversos produtos da indústria alimentícia.
A viscosidade pode ser calculada por 2 métodos, o viscosímetro de esfera e o viscosímetro capilar. Nessa prática utilizamos o capilar.
VISCOSIMETRO CAPILAR:
Esse dispositivo se baseia na propriedade da capilaridade para quantificar a viscosidade, é fixada uma faixa onde é cronometrado o tempo para o fluido descer. Quanto maior for o tempo maior a viscosidade.
Objetivo
Essa pratica tem como objetivo compreender o funcionamento de um viscosímetro capilar, assim como quantificar a variação de viscosidade de um fluido vs a variação de temperatura. Metodologia
Experimental:
1.
2.
3.
4.
Pipeta;
Cronômetro;
Viscosímetro capilar;
Tanque com agua e regulador de temperatura;
Procedimento:
Pipetávamos o glicerol até ele passar um pouco da faixa a ser cronometrada, após soltar o fluido descia. Quando o fluido atingia a marca graduada do viscosímetro ligava-se o cronometro, à medida que o tempo passava o fluido descia, quando ele atingia a segunda marce parávamos o cronometro.
Matemático:
A equação que deve ser utilizada para o cálculo da viscosidade nesse equipamento é:
µ= ρ∗𝑘∗𝑡
(1)
µ é a viscosidade, e é dada em cP k é a constante do aparelho, que é igual a