Elastômeros
PROPRIEDADES
1. Para que serve uma curva reológica?
A curva reológica de um composto não-vulcanizado é levantada utilizando-se um reômetro de disco oscilante. Obtém-se essa curva com a finalidade de conhecer os estágios de cura, a mudança de viscosidade e os tempos necessários para o processamento do material. Sempre se faz a curva reológica em laboratório antes de se levar o composto para processamento, já que ela que é a responsável por dar os parâmetros de processo para uma cura ótima. É importante ressaltar que, além dessa curva torque vs. tempo, pode-se fazer uma curva de viscosidade Mooney vs. tempo. Nessa segunda curva, analisa-se a relaxação e a processabilidade dos elastômeros (aqui também é utilizado um reômetro de disco giratório). A elasticidade também é medida.
2. Quais são os ensaios realizados para controle de qualidade da formulação de compostos antes da vulcanização? O que estes medem?
A viscosidade dos compostos de borracha durante o processamento é um parâmetro muito importante a ser estudado. Ela é medida com o auxílio de um viscosímetro Mooney, ou de disco giratório. Também é possível medir a viscosidade utilizando-se reômetros, como o capilar e o oscilatório. A elasticidade, por sua vez, é avaliada com o auxílio da curva obtida nos reômetros citados anteriormente. Estuda-se a relaxação do stress depois de cessado o torque. Além disso, as características de cura de um composto também são avaliadas usando-se um viscosímetro Mooney. No entanto, aqui se faz o acompanhamento do torque. As características de cura podem ser avaliadas, também, com o auxílio de um reômetro de disco oscilante (o que nos dá torque vs. tempo). Por fim, é possível avaliar a extrudabilidade através de uma matriz Garvey.
3. Quais os testes de controle de qualidade em compostos vulcanizados? O que estes medem nos materiais?
DENSIDADE
Usa-se o método de deslocamento de líquido
DUREZA
Usa-se o durômetro Shore, nas escalas A e D
RESISTÊNCIA A