VIS O SOCIAL
Prof.: Claudia Benedetti
Tutor a distância: Adriana Marques Chaves Perondi
“VISÃO SOCIAL
Brasília, 13 de junho de 2013.
A realidade de uma favela e o descaso de uma sociedade
O livro de Maria Carolina relata os maiores problemas sociais da atualidade, onde através da história de uma moradora de favela, que era uma mulher, pobre, favelada e marginalizada, que contraria o sistema familiar pré-estabelecido como normal naquele período. Sendo mãe solteira, com seus 03 filhos de pais diferentes, que passou sua vida pelas ruas de São Paulo, na favela do Canindé catando papeis e ferros, pra alimentar seus filhos e a ela própria, nos mostram a dura realidade diária de suas vidas, escrevendo um Diário, onde nos mostra a miséria, o racismo a promiscuidade, a fome, da luta pela igualdade entre os sexos a dificuldade de convivência entre seus vizinhos, a solidariedade que não existia entre eles.
É relatada a realidade do que pessoas em situação de extrema pobreza passam. A presença constante da miséria de uma sociedade marginalizada e esquecida pelos governantes. Ela se revolta com toda razão contra o serviço social, pois o que era prometido não era cumprido, o drama do pobre era muito grande, e o tratamento dado a eles era com ironia
A “fome” um problema que persiste.
Dilema como a fome, o que hoje continua a ser mais comum do que se imagina não só em favelas, mas em várias regiões de nosso País. No livro um trecho nos chamou atenção: “Quando eu levava feijão pensava: hoje eu estou parecendo gente, vou cozinhar feijão. Parece até um sonho!” uma coisa tão simples, o ato de ter comida, traz uma felicidade imensa.
Mapa da “violência”
Foi descrita com clareza a violência, esta relatada pelo livro é tão comum que não houve susto em suas descrições, conforme afirma o trecho do livro: “Eu já estou tão habituada a ver brigas que já não impressiono. Despertei com um bate-fundo perto da janela. Era a Ida e a Amália. A briga começou lá na Leila.