Virador de vagoes
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
VIRADOR DE VAGÃO
CURSO: Engenharia Mecânica
Anderson Junior Moreira, Douglas Andrade dos Sanos, Izair Dias Gomes, Marcelino Farias Santos, Marina Ester P. Silva, Ramon Freitas de Oliveira, Warley Augusto Costa.
Professor TIDIR: Thiago C. Oliveira
Professores Co-orientadores: (Amauri de Souza, Ivre Machado, Mario de Carvalho, Pedro Heller)
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA:
A Engenharia Mecânica na Mineração e na Siderurgia. 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
Necessidade de agilizar o processo de descarregamento do minério de ferro nas industrias siderúrgicas e portos em função de sua alta demanda.
4. OBJETIVO
Implementar no processo de descarregamento do minério de ferro um equipamento que atenda otimize o processo.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O minério de ferro, principal ingrediente para a fabricação do aço, continua com uma demanda maior que a capacidade produtiva das mineradoras [1]. Devido a essa diferença, o processo das mineradoras estão sempre se ajustando para atender ao máximo a demanda de seus clientes. Assim, o escoamento do minério torna-se um ponto crítico das mineradoras. Com a implementação do virador de vagões conseguimos otimizar o processo de escoamento.
O virador de vagões (ANEXO A), que consiste em um equipamento mundialmente utilizado para operação de descarga de vagões. São equipamentos de grande porte e forma tubular podendo acondicionar simultaneamente de um a três vagões. Realizam as viradas girando em torno de um eixo central, descarregando o minério em um silo e seguindo através de correias transportadoras para o pátio de estocagem ou diretamente para o embarque dos navios. Trata-se de um equipamento automatizado e de baixo indice de manuteção.Esses equipamentos são compostos por diversos subconjuntos, entre eles:
Braço posicionador de vagões: composto por um moto-redutor que puxa o vagão, até o virador, por meio