Workflow
Workflow
Segundo a WfMC (Workflow Management Coalition) é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.Muitas instâncias individuais do processo podem tornar operacionais durante a ativação do processo, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes dessa instância.
Os processos de negócios de cada organização se mostram distintos e com características próprias o que forma um ambiente propício para a implantação de sistemas workflow. Atividades distintas tais como: processamento de transação financeira e fluxo de documentos da instituição podem ser ou não representadas pelo mesmo modelo workflow. Para a facilitação da implantação do modelo workflow dentro da organização é necessário definir o tipo de workflow, a partir da identificação dos tipos de sistemas workflow (NICOLAO, 1998).
Ad Hoc
Descreve processos simples dificilmente apresentando um esquema de coordenação das atividades e tarefas também não apresentando um padrão fixo para o controle das informações entre os envolvidos, apresentando como característica principal a negociação entre os envolvidos podendo ser criado um novo workflow a cada uso.
Produção Modelos de workflow de produção são pré-definidos e priorizados não apresentando a característica da negociação, pode ser completamente pré-definido ou seguir um procedimento geral podendo adicionar alguns passos quando necessários suportando grande volume de tarefas. Administrativo
Este tipo de modelo de workflow é uma junção dos modelos de “Ad Hoc” e produção abrange atividades