Erp – enterprise resources planning
SUMÁRIO
1 introdução 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 4
2.1 evolução histórica 4
2.2 planejamento 4
2.3 GERENCIAMENTO 5
2.3.1 Plano de Objeto 6
2.3.2 Gerenciamento de Riscos 7
2.3.3 Desenho da Solução 7
2.3.4 Gerenciamento de Mudanças 9
2.3.5 Construção 10
2.4 Implantação e testes 12
2.5 EXECUÇÃO 14
2.6 a IMPORTÂNCIA DO ERP NAS EMPRESAS 15
2.6.1 Fatores Desfavoráveis à Implantação de um Sistema ERP 16
2.6.2 Fatores Favoráveis à Implantação de um Sistema ERP 16
3 conclusão 18
REFERÊNCIAS 19 introdução
Este trabalho tem por intuito apresentar informações sobre o Sistema Integrado de Gestão: ERP – Enterprise Resources Planning. Em primeiro momento procurou-se especificar o conceito deste programa, bem como sua evolução histórica. Em seguida foi proposto um modelo de implantação, conforme o autor Colangelo Filho (2001, p.71) explica em parte de seu livro:
A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores, tais como: as dimensões da empresa, a magnitude do esforço de redesenho de processos, a disponibilidade de recursos, etc. Uma forma de apresentar essas tarefas é criar um modelo de projeto e explorar seus componentes, estruturas e interrelações.
Para a implantação de sistemas ERP pode ser utilizado um modelo de implantação porém, a maioria dos fornecedores de sistemas ERP possui sua própria metodologia de implantação e licencia seus clientes para utilizá-las. Neste trabalho será apresentado um modelo de implantação e as fases que o compõem. O modelo de implantação proposto possui as seguintes fases: planejamento, gerenciamento, testes e implantação e execução. Por fim, foram exemplificados pontos favoráveis e desfavoráveis da implantação deste sistema, de modo que se possa avaliar a importância de implantação do mesmo.