ERP - Enterprise Resource Planning
INTRODUÇÃO 02
1. REVISÃO DA LITERATURA 03
1.1. História do ERP 03
1.2. O que é um ERP? 04
1.3. ERP nas Empresas 06
1.4. ERP Cloud 07
1.5. A importância do ERP nas Organizações 08
1.5.1. As desvantagens do ERP 09
1.5.2. Fatores críticos de sucesso 09
1.6. Módulos que compõem um ERP 10
1.7. Principais Fornecedores 10
2. METODOLOGIA DE PESQUISA 12
3. CONCLUSÃO 13
Referências Bibliográficas 14
INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos a evolução tecnológica aumentou devido às mudanças constantes da economia, onde houve um aumento da competitividade das empresas.
Com o crescente avanço da Tecnologia da Informação, os empresários que sofriam para gerar seus negócios com ferramentas muitas vezes ineficazes e que não agregavam valor algum a empresa, começaram a usar os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning.
Cresceu também exponencialmente a procura por soluções computadorizadas para ajudar a gerir as mais diversas áreas de uma empresa em um cenário que só havia softwares independentes para cada área da empresa, tornando muito difícil de gerir negócios complexos com informações desencontradas e inconsistentes, foi assim que surgiram os ERP´s. Mas o porquê de uma empresa optar por este tipo de sistema e as suas transformações dentro da empresa, será apresentado neste trabalho.
Inicialmente tratados como soluções milagrosas, sabe-se hoje que estes softwares ou pacotes de softwares são muito importantes, muitas vezes vitais para o sucesso de uma empresa, mas para que este sucesso ocorra é preciso antes de tudo realizar um estudo sério e profundo para detectar se um ERP é realmente necessário para uma empresa ou organização. Isso porque muitas empresas não estão preparadas para as mudanças organizacionais, ou seja, a implantação de um sistema desse porte.
O trabalho será dividido em: no Capítulo 1 abordaremos sobre