Erp enterprise resources planning
Este trabalho tem como finalidade falar um pouco sobre “E.R.P” Enterprise Resources Planning.
Os sistemas de E.R.P são sistemas de informação integrados, ou seja, são softwares que suportam a maioria das operações de uma empresa, como compras, vendas, manutenção, controladoria e recursos humanos.
Ele permite a empresa compartilhar dados e uniformizar os processos de negócios bem como produzir e tulizar informações em tempo real.
No decorrer do trabalho vamos tentar passar deforma clara e objetiva as características, evolução, benefícios, problemáticas e custo deste sistema.
Introdução
A informação é fundamental no apoio as estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais. Conscientes e preocupadas cada vez mais com a rápida evolução as empresas estão se adaptando as novas tecnologias para aprimorar seus negócios.
Uma delas é o E.R.P, que nada mais é que um pacote de ferramentas que integra todos os departamentos de uma empresa.
A grande vantagem dessa tecnologia e que todos os dados passam a fluir pela companhia eliminando relatórios em papel fornecendo informações em tempo real da operação para tomada de decisão.
Conceito e características
ERP é um termo genérico para um conjunto de atividades executadas por um software multi-modular, que tem por objetivo auxiliar o fabricante ou o gestor de uma empresa nas importantes fases do seu negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos, compra de itens, manutenção de estoques, interação com os fornecedores, serviços a clientes e acompanhamento de ordens de produção.
O ERP pode também incluir módulos aplicativos para os aspectos financeiros e até mesmo para a gestão de recursos humanos. Tipicamente, um sistema ERP usa ou está integrado a uma base de dados relacional.
O ERP tem sua raiz no MRP, - trata-se de um processo evolutivo natural. São apresentadas algumas funções básicas de um ERP (prover dados integrados e fidedignos) e exemplos de