Rh e a inteligência emocional
Anhanguera Educacional alinelocatelli.ldc@gmail.com Profª Maria Beatriz Bressan
Anhanguera Educacional biamaria@uol.com.br RH E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Resumo
A Inteligência Emocional tem importância fundamental na atividade laborativa, e dela dependem muito o sucesso e a sobrevivência de uma pessoa no mercado profissional. No ambiente organizacional, os maiores intermediadores do desenvolvimento dessa aptidão são os profissionais de RH. São eles que irão dispor de ferramentas para desenvolver e treinar seus líderes, e estes, repassarem o aprendizado aos seus subordinados.
Palavras-Chave: Inteligência Emocional; Ambiente organizacional; RH.
abstract
Emotional Intelligence is paramount in labor activity, and depends on the success and very survival of a person in the professional market. In the organizational environment, the major mediators of the development of such capacity are RH professionals. It is they who will have the tools to develop and train their leaders, and these retrace the learning to their subordinates.
Keywords: Emotional Intelligence; Organizational Environment; RH. 1. Introdução
DIANTE DA NOVA REALIDADE COMPETITIVA E DO CRESCENTE NÍVEL DE EXIGÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL, TORNA-SE INEVITÁVEL A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA A OBTENÇÃO DA SATISFAÇÃO PESSOAL NO TRABALHO. A Inteligência Emocional (IE) refere-se à capacidade de lidar com as próprias emoções, inclusive nos aspectos relacionados ao trabalho.
Ao trabalhar, uma pessoa é envolvida em todos os seus aspectos, inclusive psicológicos. Sendo assim, os sentimentos e as emoções inevitavelmente interferem na maneira do indivíduo executar suas atividades diárias, contribuindo tanto para a satisfação quanto para a insatisfação. (GONÇALVES, 2006, p.1).
Os comportamentos e as emoções devidamente controlados permitem uma boa