O segredo de luisa
Enquanto conta a trajetória de Luísa, através de sua busca de ferramentas para o alicerce de sua idéia de negócio, Dolabela faz um paralelo com conceitos fundamentais do empreendedorismo, tentando de maneira didática apresentar o tema, de forma simplificada e acessível, principalmente àqueles que desconhecem termos técnicos. Torna-se possível, então, um contato inicial com algumas idéias de autores como J.A.Timmons, J.A.Hornaday, Allan Gibb, e Peter Drucker, figuras importantes no mundo da Administração.
Nestes capítulos tenta o autor desmistificar o termo “empreendedor” através de sua definição, seu perfil no mundo atual, sua importância para a sociedade e sua natureza, chegando à conclusão de que o empreendedor não é somente o empresário bem sucedido, mas sim alguém que sonha e busca tornar o seu sonho uma realidade. Assim, vemos como Luísa começa a amadurecer sua idéia de negócio, (a fabricação da famosa goiabada cascão) já que não tem pretensões de seguir a carreira de Odontologia, sonhada para ela pelos pais. A protagonista da história percebe a necessidade de estabelecimento de uma rede de relacionamentos ao conhecer um professor de uma nova disciplina acadêmica chamada empreendedorismo. A partir daqui, o autor aborda assuntos vitais para aqueles que desejam ingressar no mundo das empresas próprias: o netwok , a busca pelas perguntas, a perseverança, o aprendizado com o fracasso, a diferença entre idéia e oportunidade, o papel fundamental exercido pelo líder dentro da empresa.
O professor de Luísa passa a ter papel fundamental para a organização de suas idéias, mostrando-lhe, através do estímulo à pesquisa, as dificuldades que pode encontrar e sobre as quais ainda não havia se dado conta. É elaborado um Plano de Negócios que, após seis meses de estudos, pesquisas e noites mal dormidas, chega muito próximo ao realizável. Surge a figura da pesquisa de mercado, do teste de conceito e de utilidade do produto e o