Select on intelligence
De acordo com o texto, estudos (meta analises) realizados sustentam que quanto maior a Inteligência do indivíduo maior o desempenho nas funções de todos os níveis. A Inteligência pode ser definida como a habilidade de se aprender. Logo, quanto maior a Inteligência, maior e mais rápido é o aprendizado e este leva a um melhor desempenho no trabalho.
Um desempenho elevado, com grau de satisfação superior à média, estará garantido caso os empregadores dêem mais atenção ao potencial de cada ser humano no desempenho de determinada função. Para isso, testes específicos medindo a inteligência de cada candidato poderão gerar ganhos significativos tanto ao empregado como ao empregador.
Concordo que o grau da Inteligência é o fator determinante para o desempenho no trabalho, sendo o diferencial daquele profissional. Outras questões podem afetar o desempenho como a estabilidade emocional e falta de consciência organizacional, mas sem a Inteligência todo o resto ficará comprometido.
Se você aliar a Inteligência com estabilidade emocional e comprometimento organizacional, este desempenho será potencializado, principalmente em casos de liderança.
Acredito que aplicar testes para medir a habilidade mental global seja eficaz em todos os tipos de trabalho, porém eles devem ser aplicados para somar forças, ou seja, ser avaliado junto com vários outros itens de seleção como experiência profissional, avaliação da estabilidade emocional e através de entrevistas bem conduzidas pelos profissionais de RH e seus futuros gestores.
Para que um teste de habilidade intelectual não seja comprometido precisa-se alinhar o resultado desse teste com a capacidade para saber interpretar o resultado. Uma conclusão errada e/ou precipitada pode mascarar um possível bom candidato. Dessa forma, profissionais de RH, gestores, psicólogos, enfim, as pessoas que manusearão essas provas têm que ter uma competência aprimorada.
Acredito que problemas que