OpenSource BI
OPEN SOURCE BUSINESS INTELLIGENCE
Filipe Manuel Ferreirinho Nunes
Tese submetida como requisito parcial para obtenção do grau de
Mestre em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Orientador:
Prof. Doutor Mário Romão, Professor Auxiliar,
ISCTE-IUL
Co-orientador:
Prof. Doutor Paulo Trezentos, Professor Auxiliar,
ISCTE-IUL
Fevereiro, 2012
- Lombada -
OPEN SOURCE BUSINESS INTELLIGENCE
Filipe Manuel Ferreirinho Nunes
fevereiro
2012
Open Source Business Intelligence
Este documento foi criado com recurso ao pacote de produtividade OpenOffice/LibreOffice Writer correndo sobre um sistema Linux.
iii
Open Source Business Intelligence
Resumo
A emergência de pacotes de ferramentas de open source business intelligence pode constituir uma alternativa mais barata que as soluções comerciais disponíveis, mantendo a fiabilidade e funcionalidade, principalmente num contexto de crise económica e financeira. O open source surgiu com os primeiros computadores. O termo open source não significa software gratuito, mas software livre, na medida em que o seu código pode ser livremente acedido, modificado e redistribuído, ao abrigo de licenças open source.
As ferramentas de business intelligence constituem uma classe de aplicações cujo fim é a construção de sistemas de exploração analítica dos dados consolidados da organização, usando tecnologias como OLAP, relatórios e data mining.
Existem aplicações open source fiáveis, utilizadas generalizadamente em todas as áreas da indústria. O servidor HTTP mais usado do mundo, o Apache, é open source, tal como o segundo sistema operativo, o Linux. As mais diversas organizações usam aplicações críticas de negócio suportadas em plataformas open source.
No business intelligence, a utilização de ferramentas open source já se faz há algum tempo, embora esteja ainda no início em Portugal. O Pentaho BI suite é uma dos mais populares a