Brunimento
O brunimento é um processo de usinagem por abrasão após mandrilhamento, torneamento, fresamento, retificação interna etc., proporcionando uma geometria precisa do furo e bom acabamento superficial.
Como ocorre?
O brunimento é feito com uma ferramenta especial de retificação, constituída de segmentos de material abrasivo, montados em grupo. Durante o processo, os grãos ativos do brunidor entram em contato com a superfície da peça girando lentamente e deslocando o brunidor ao longo da geratriz da superfície de revolução com movimentos alternativos de pouca amplitude e freqüência relativamente grande. Ao girar, o brunidor faz um movimento vertical oscilante de subir e descer.
A operação de brunimento é realizada em cilindro de motores, alojamento de êmbolos hidráulicos, canos de canhão etc. Durante o giro e avanço, o brunidor é sempre guiado pela peça. O brunimento externo é aplicado na usinagem de eixos e árvores.
Ou
Os brunidores são formados por uma variação de grãos diamantados pequenos que, quando cortam, apresentam inúmeros pontos de contato, dissipando o calor na ferramenta e minimizando o perigo de um mau acabamento na peça.
Vantagens:
Entre as vantagens do brunimento temos a remoção de ovalização, conecidade e rugosidade.
O brunimento é um processo que engloba uma máquina, um ferramental, uma ferramenta e um óleo. O maior custo do brunimento é a mão de obra. Entre as vantagens do brunimento temos a redução do consumo de óleo lubrificante e a remoção de ovalização;
Os líquidos refrigerantes utilizados para brunimento são importantes na vida útil da ferramenta e na remoção de material, devendo ser abundante e bem dirigido para o ponto de contato régua x peça.
O brunimento é um processo mecânico de usinagem por abrasão, empregado no acabamento de peças. Durante o processo, os grãos ativos do brunidor entram em contato com a superfície da peça. Ao girar o brunidor faz um movimento vertical oscilante de subir e