Mahatma Ghandi e Nelson Mandela e a luta de libertação da Ásia e da África
Esta pesquisa mostra a luta destes homens na busca da liberdade de seu povo. Utilizando como “arma” a paz. Estes dois homens registraram seu nome na história mundial fazendo o bem e ajudando o próximo. São dois exemplos de determinação e coragem, que nos mostra que é possível buscar nossos objetivos de forma pacífica e que se desejamos alguma coisa não devemos desistir até conseguirmos.
Referências Bibliográficas:
ROHDEN, Huberto. Mahatma Gandhi: ideias e ideais de um político místico. São Paulo: Alvorada, 1988.
"Nelson Mandela: a biography" (Peter Limb - 2008 - 144 páginas)
Internet: Site “Youth for Human Rights” – Seção: Defensores dos Direitos Humanos http://br.youthforhumanrights.org
MAHATMA GANDHI (1869–1948)
Mohandas Karamchand Gandhi é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX. Honrado na Índia como o pai da nação, foi pioneiro e praticou o princípio de Satyagraha — resistência à tirania através de desobediência civil massiva, não violenta.
Enquanto liderava campanhas a nível nacional para aliviar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica, e eliminar as injustiças do sistema de castas, Gandhi aplicou de forma suprema os princípios da desobediência civil não violenta, tendo um papel decisivo para libertar a Índia do domínio estrangeiro. Com frequência foi aprisionado pelas suas ações, às vezes por anos, mas conseguiu a sua meta em 1947 quando a Índia conseguiu a sua independência da Grã–Bretanha.
A filosofia de Gandhi e suas ideias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas pelo Bhagavad Gita e por crenças hindus e da religião jainista. O conceito de 'não-violência' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens do textos hindus, budistas e jainistas. Gandhi explica sua