Violência e Agressão
Nos dias atuais, estudar os fatores de risco de uma sociedade é importante para que se possa melhorar a qualidade de vida de sua população. Dentro da sociedade, crianças e adolescentes são os mais expostos e vulneráveis a situações de risco, e quando não encontram a segurança, o apoio e o amor que precisam para seu desenvolvimento, elas saem de casa para viver nas ruas onde os riscos são maiores.
Esse texto visa discorrer sobre a violência e comportamento agressivo do adolescente em sociedade. A definição de violência, algumas causas do comportamento agressivo em adolescente e considerações de alguns autores sobre o tema.
Segundo Cassorla (1998 p. 16):
O adolescente (assim como a criança) será a vitima principal dessa violência social, pois ele é mais vulnerável. Essa vulnerabilidade decorre da invasão de seu ser por estímulos internos ligados a sexualidade e à agressividade, de difícil controle, que interagem com um ambiente externo que não lhe permite sua transformação adequada, gratificante, que implique também pensar e agir de formas úteis para si e os demais.
Cassorla (1998) diz que os adolescentes buscam um modelo adulto em quem se espelhar que auxiliem no seu desenvolvimento, e na maioria dos casos eles se espelham nos pais. A ausência de um adulto que lhe de amor e confiança pode causar implicações no seu desenvolvimento emocional. Por não ter esse modelo, os adolescentes de rua passaram a desenvolver meios de adaptabilidade onde buscam substituir esse “adulto” e colocando outro objeto no lugar. Na maioria dos casos esses adolescentes se reúnem em grupos da comunidade onde vivem ou buscam instituições de ajuda. Esses adolescentes deixam suas casas, rompendo o vínculo com a família, e isso o obriga a buscar e desenvolver novos meio de sobrevivência.
2. Agressividade Humana
Nos séculos passados, a agressividade era considerada puramente instintiva e justificada na sobrevivência e conservação das espécies. Atualmente o