A indisciplina, a agressão e a violência
Esta pesquisa, que se faz em forma de texto, tem um tema que abrange tanto as causas como as conseqüências da violência. Numa linguagem clara e simples fala sobre a questão da violência que permeia o comportamento de jovens não somente no Brasil mas também no mundo.
O principal objetivo do estudo é mostrar como a violência tem uma história dentro do comportamento de cada pessoa, visto que o “habitat” de cada um é um medidor do comportamento agressivo e violento que o indivíduo pode apresentar.
A escolha do tema se deu porque se vê todos os dias, através da mídia televisiva e jornais, cenas terríveis que não atingem pessoas, mas sim grupos de pessoas, que, todas de uma vez, são vítimas de comportamentos violentos.
A problemática deste estudo está na tentativa de descobrir porque as pessoas vão da indisciplina à agressividade e depois à violência, que acaba se tornando assunto passível de comentário e de indignação, caindo no senso comum, onde pessoas já não se horrorizam com jovens matando dentro das escolas nos Estados Unidos, no Brasil e em outros cantos do mundo, tipos de gangues preconceituosas que agridem negros e homossexuais simplesmente porque são diferentes daquilo que acreditam os agressores.
Com base em leituras de artigos e textos encontrados on line, em jornais e revistas, nos depoimentos do dia a dia na escola e ainda em leituras de autores como Tiba, Aquino, Vasconcellos e outros o estudo terá como palavras chave a agressão, a indisciplina e a violência.
Estes assuntos estão divididos em capítulos para serem melhor interpretados e para que se chegue a uma conclusão que mostre a conseqüência da violência dentro da escola que está hoje, fazendo muitas vítimas no mundo inteiro.
No primeiro capítulo a abordagem é sobre a indisciplina, considerada uma das causas da violência. Nesta parte do texto, autores explicam a indisciplina e esclarecem porque ela ocorre na escola e qual sua participação nas ações violentas dos alunos que