homo sexualismo
O termo HOMOSEXUALIMO ou HOSEXUALIDADE, refere-se à característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.
O preconceito contra homossexuais é freqüentemente chamado de homofobia, apesar de o termo heterossexismo também aparecer freqüentemente na literatura especializada. Ambos conceitos surgiram no final da década de 60 como uma resposta às mudanças trazidas pela revolução sexual, que fez com que a sociedade repensasse temas relativos à orientação sexual. O termo orientação sexual surgiu na década de 80 como uma forma de expressar a natureza profundamente enraizada do desejo sexual. Este conceito possui implicações biológicas, pois até sua criação a homossexualidade era chamada de preferência ou opção sexual, termos que implicam em uma escolha exclusivamente consciente.
No tocante às expressões “preferência” e “opção” sexual, os campos semânticos referem-se à afirmação, entre outras, das noções de liberdade, voluntariedade, consciência, intencionalidade e escolha, haja vista que o indivíduo que “opta por” ou “prefere” um sexo a outro como objeto de desejo está elegendo – livre, racional e deliberadamente – uma alternativa em detrimento de outra.
Tal como postulamos anteriormente, não acreditamos que a homossexualidade (assim como a heterossexualidade) seja uma escolha racional deliberada, sugerindo, pelo contrário, que a única opção que o sujeito verdadeiramente faz é entre assumir, ou não, sua orientação sexual. Assim, privilegiaremos o conceito de orientação sexual nesta tese em detrimento da noção de opção sexual.
HOMOFOBIA NOS ESPAÇOS URBANO
Embora as pesquisas apontem que a homossexualidade não é doença, distúrbio ou perversão, os homossexuais são vítimas de violência e preconceito. O
Brasil é o campeão mundial de agressão aos homossexuais. Essa violência recebe a denominação de