Glbtt
Palavra vinda do Grego antigo ὁμός (homos) + latim Sexus (Sexo) tem como destino a referencias a seres humanos ou não, que tem atração física, estética ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero. Referente a orientação sexual, a homossexualidade refere-se a um padrão duradouro que unem relação sexual, afetiva e românticas, sendo exclusivamente entre seres do mesmo sexo, também a um individuo que tem o senso de identidade pessoal e social ligada as bases nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.
A homossexualidade faz parte da orientação sexual, assim como a Bissexualidade, heterossexualidade, assexualidade. A homossexualidade pode ser encontrada em animais onde temos comprovações que exista porem com prevalência entre humanos.
Durante a história da humanidade, sempre houve admiração, toleração ou condenação de acordo com as normas sexuais vigente vemos que quando admirados, esses aspectos eram entendidos como uma maneira de melhorar a sociedade; quando condenados, eram considerados um pecado ou algum tipo de doença, sendo, em alguns casos, proibidos por lei. Desde meados do século XX a homossexualidade tem sido gradualmente desclassificada como doença e descriminalizada em quase todos os países desenvolvidos e na maioria do mundo ocidental. Entretanto, o estatuto jurídico das relações homossexuais ainda varia muito de país para país. Enquanto em alguns países o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado, em outros, certos comportamentos homossexuais são crimes com penalidades severas, incluindo a pena de morte.
Desde o ano de 1973 a homossexualidade deixou de ser classificada como transtorno psiquiátricas sendo assim organizações de saúde como a psicologia deixou de considerar e tratar tal assunto dessa forma. A AMP (Associação Americana de Psicologia) adotou o mesmo procedimento no ano de 1975, deixou também de considerar como doença tal