Violência sexual
Novembro-2008
A violência é uma questão social que afeta a todas as pessoas, porém as mais vulneráveis são as crianças, mulheres e idosos. Ela acontece em todas as classes sociais, religiões, etnias e independe do grau de escolaridade. Portanto, a violência de gênero/violência doméstica é um problema de todos e exige a atenção do Estado e das organizações da Sociedade Civil. Juntos, somos responsáveis pela busca de caminhos para a prevenção e superação de todas as formas de violência.
As Políticas Públicas, integradas e continuadas, poderão contribuir para a construção de uma Cultura de Paz e Respeito aos Direitos Humanos e o exercício da Cidadania. Veja um exemplo atual, divulgado na mídia:
O QUE É RELAÇÃO DE GÊNERO?
Relação de gênero é uma expressão usada para identificar a maneira como as relações entre homens e mulheres são construídas na sociedade.
O QUE É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
As agressões físicas, humilhações, torturas psicológicas, exploração, controle da vida pessoal, abandono material, divisão desigual das responsabilidades com a família e a casa, abuso de poder, bem como violência sexual, todas podem ser consideradas “violência doméstica”.
Esse é o nosso grande desafio, promover uma modificação da cultura da violência contra as mulheres,em especial da violência doméstica contra crianças e mulheres.
ONDE E QUANDO ACONTECE?
A violência contra a mulher ocorre tanto em casa quanto no espaço público (na rua, no trabalho). Aparece de diferentes formas e atinge as mulheres, independente da idade, cor, etnia, religião, opção sexual ou classe social. Mas qualquer que seja o tipo de violência praticada contra a mulher, todas têm um ponto em comum: as desigualdades predominantes na nossa sociedade.
Muitas são as formas da violência de gênero: as desigualdades salariais, o assédio sexual, o uso do corpo da mulher nas campanhas publicitárias e no dia-a-dia, o tratamento desumano que recebem nos serviços de saúde,