Violência contra o idoso
2012
FACULDADE DE PSICOLOGIA
TEMA
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Trabalho feito como requisito de avaliação parcial da disciplina Temas Contemporâneos sob orientação da Professora Socorro.
Cuiabá
2012
INTRODUÇÃO A população mundial está envelhecendo, graças ao crescimento econômico, ao aumento de suprimento de alimentos, ao maior controle sobre as doenças infecciosas e ao melhor acesso à água potável, a instalações sanitárias e a assistência à saúde.
Dados do IBGE dão conta de que no Brasil, o contingente de idosos tem crescido de forma acelerada. Estima-se que, até 2020, o país contará com 30 milhões de idosos, sendo então enquadrado como o sexto país com mais idosos do mundo.
Pela emergência do tema, que é um problema de saúde pública e pela gravidade com que se apresenta a violência contra o idoso optamos por trabalhar esse tema em especial buscando as vulnerabilidades e seus direitos cabíveis.
JUSTIFICATIVA
Vivemos em um mundo onde impera a violência, produto de uma crise geral, política, social e econômica que afeta todos os setores da vida social. Neste contexto incluí um grande número de seres pertencentes às camadas mais vulneráveis da população: crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, mulheres e pessoas idosas.
Neste sentido, procuramos conhecer através de entrevista em Conselhos destinados à demanda e pesquisas bibliográficas de forma a compreender e refletir sob as formas de violência contra o idoso e as respectivas políticas sociais e o trabalho do psicólogo frente a esta demanda.
OBJETIVO GERAL
Analisar as ocorrências de violência contra o idoso, onde, os mesmos perderam suas capacidades funcionais nas relações familiares e sociais tendo como foco as denúncias nos conselhos competentes e pesquisa do IBGE. Assim como descrever as possibilidades de trabalho do psicólogo com essa demanda.
OBJETIVO ESPECÍFICO * Caracterizar o processo do envelhecimento do idoso e suas fases * Identificar os