Violência contra a mulher
SANTO ANDRÉ UNIDADE 3
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROBLEMA DE PESQUISA 4
3. HIPOTESE 5
4. JUSTIFICATIVA 6
5. OBJETIVO 7
6. DESENVOLVIMENTO 8
6.1 Como a sociedade encara a violência contra a mulher 8
6.2 O que é violência contra a mulher 9
6.3 Tipos de violência 9
6.4 A mulher e a violência 10
6.5 De onde vem à violência contra a mulher? 10
7. A SOCIEDADE MACHISTA E FEMINISTA 11
8. COMO COMBATER A VIOLENCIA CONTRA A MULHER 12
8.1 Lei Maria da Penha 12
9. CURIOSIDADE: 14
10. CONCLUSÃO 15
11. REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
2.
De acordo com informações do Centro da Mulher 08 de Março, 70% dos casos de violência contra a mulher acontecem dentro de sua própria casa. De acordo com a Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher é todo e qualquer ato ou atitude de agressão física, verbal, psicológica ou sexual contra as mulheres que ocorra dentro de casa ou fora dela, decorrente das relações familiares ou afetivas.
Na sociedade ainda existe um costume onde os homens podem exercer sobre a mulher total autoridade, sentindo-se dominadores de toda situação, assim como um animal domina seu território. Embora muita gente ainda veja a violência doméstica como um mito, foram elaboradas leis que tem por objetivo amparar essas vítimas e punir os seus malfeitores. A violência contra a mulher poderia ser apenas encontrada na ficção, e não no local onde vivem essas mulheres com suas famílias. Para as mulheres que são agredidas, seu lar se torna um local de guerra em que não se pode dar uma boa criação para seus filhos.
Vivemos em uma sociedade onde as relações entre homens e mulheres se dão de forma desigual, as chamadas relações de gênero, onde impera o poder e a dominação masculina. São os homens, os companheiros, os maridos que agridem e matam suas companheiras.
3.